A fonte (ou bacia) é um elemento usado no japão há muitos séculos, é chamado tsukubai (蹲踞).
Primeiramente era usado nas estradas, para prover água aos viajantes, compondo uma rede de fontes de água ao longo de um caminho.
A conchinha de bambu era usada para beber ou lavar as mãos, a água vinha de fontes que jorravam nas encostas de montanhas, canalizadas por bambus (chamados kakei).
Mais tarde, com a propagação da cerimônia do chá e das casas de chá, a fonte
começou a fazer parte da ritualística da cerimônia do chá, e então
ganhou o nome de Tsukubai, que significa “inclinar-se” – que tem um
significado profundo de humildade. O tsukubai ficava na entrada da
casa do chá em uma posição mais baixa para fazer a pessoa se inclinar
em saudação à água, prestar atenção no barulho da água corrente e
deixar que ela purifique os pensamentos, lavar as mãos, e se preparar
mentalmente para a cerimônia do chá.
Posteriormente foi incorporado as jardins do Japão como elemento paisagístico, pois empresta ao ambiente o elemento água, fonte da vida. Atualmente, junto com os conceitos criados nos séculos de desenvolvimento dos jardins japoneses, é um ícone essencial do tsubo-niwa, que é uma “Jardim Japonês Moderno” – que incorpora em um pequeno espaço os ícones essenciais de um jardim Japonês (Tsukubai, Lanterna, pedras, e plantas) de forma extremamente minimalista.
A arte de criar um jardim japonês tem a equivalência com as outras artes de manifestação do Zen, como Ikebana, Chá-No-Yu (cerimônia do chá) e Tiro de Arco, Bonsai, que incorporam em suas práticas alcançar a máxima beleza, simplicidade e praticidade.
Hoje em dia, a grande maioria das pessoas não tem em suas casa uma fonte de água que jorra da montanha. Mas nos adaptamos usando uma bombinha elétrica de aquário, de consumo elétrico desprezível, que acoplada a uma bica de bambu, possibilita a presença harmoniosa da água corrente no ambiente para os lares modernos, trazendo o som característico e a simbologia energética de um tsukubai.
Para montar o tsukubai moderno, basta conectar a bombinha no cano que fica na parte inferior da bica de bambu, sobrepor o conjunto em cima da bacia de pedra, colocar água e ligar a bombinha na tomada.
A bica de saída de água de bambu poder ter que ser ajustada para a água cair bem no meio do tsukubai.
Sugerimos colocar o botão que fica na frente da bombinha na posição ” – ” (sinal de menos) pois fica mais estético – com fio de água fininho e sem respingos.
Você pode adquirir um tsukubai talhado na Rocha esteatita dura artesanalmente fabricado em nosso atelier.
Confira nossos modelos: