Com a chegada da primavera, podemos pensar em compor nosso jardim japonês com mais cores e vitalidade.
Seguem algumas dicas do Lanterna de Pedra!
Para acrescentar cor ao espaço, poderemos optar por pequenos arbustos que florescem o ano todo. Por exemplo:
-camarão amarelo (Pachystachis lutea)
-lantanas (Lantana camara)
-alegria-do-jardim (Salvia splendens), encontradas em diversas cores de flor.
Se gostar de Maria-sem-vergonha (Impatiens waleriana), saiba que é uma herbácea perene, fácil de propagar e cuidar, desde que o local de plantio não receba sol forte da tarde.
Sob arbustos ou árvores terá por longo tempo esta planta florida, sem grandes problemas de cuidados, desde que regue regularmente.
O acréscimo a este jardim pode ser também de herbáceas de estação, vendidas em caixas com 15 mudinhas, com flores de uma só cor para fazer manchas coloridas ou de muitas cores, numa alegre mistura.
As pequenas podem ser plantadas ao longo das bordas dos canteiros, como acabamento.
Sugerimos algumas para a primavera : amor perfeito (Viola tricolor), Petúnia (Petunia), Lobélia (Lobelia), Tajetes (Tajetes) , flor- de- mel (Alyssum), cravinas (Dianthus), begônia sempre-florida (Begonia semperflorens) .
Algumas destas plantas são de maior duração, como a cravina e a flor-de-mel, podendo depois ser propagada pela divisão da touceira, originando mais mudas.
Outras opçoes são também:
MARMELEIRO-DO-JAPÃO , conduzido por uma parede, a Chaenomeles Japonica dá flores mais bonitas sobre os seus ramos, contudo desprovidos de folhas. Para isso, convém que primeiro pode de forma drástica os rebentos do ano anterior no verão. Deve também aclarar os ramos crescidos ou envelhecidos. Esta planta dá-se bem em todos os climas, ao sol ou com luz de qualidade.
Junto ao lago de carpas, é interessante o NARCISO, pois necessitam humidade constante no solo mas sem encharcar para não apodrecer o bulbo. Não corte as folhas até ficarem murchas. Nesta altura faça um adubo rico em azoto. Esta planta esguia dá-se bem em todos os climas, ao sol ou sombra tênue.
Em bordaduras ao redor de calçadas e muros, ou em conjuntos maciços no jardim ao redor de árvores com a copa pouco ampla, é interessante o “FALSO LÍRIO”.