Existem vários estilos de lanternas para jardim japonês. Originalmente, eram usadas nos templos budistas e eram montadas com fundações de pilares, como uma base. Com o passar do tempo foram divergindo no desenho, adquirindo características mais específicas. O modelo de toro chamado de Yukimi é um desses exemplos.
Apreciar a natureza em cada estação no ano faz parte da filosofia de vida na cultura japonesa.
A Yukimi-dōrō (雪見 燈籠), ou Yukimi-gata eram lanternas próprias para a visualização da neve durante o inverno.
Yuki 雪, significa “neve”. Mi 見 significa “ver”.
Isso se deu por causa da maneira delicada como estas lanternas mantêm a neve “estacionada” em seu telhado. São lanternas elegantes com telhados largos, podendo ser quadrados, hexagonais ou até redondos com um remate baixo ou ausente.
Diferem das outras lanternas japonesas, não são apoiadas sobre um poste como base. Seu peso é distribuído entre “pernas” e a segundo a quantidade de pernas, pode apresentar outro nome.
A colocação tradicional é perto da água, sobretudo a do estilo Rankei, que foi desenhada para projetar sua luz refletida no lago.
Apesar de ocorrencias muito raras e localizadas de neve aqui no país, o estilo Yukimi se tornou tão tradicional dentro da cultura japonesa, que conquistou também os jardins japonêses no Brasil.
Tivemos a sorte de ser agraciados por uma de nossas clientes, que mora no sul do Brasil (Mafra SC), e nos mandou a foto de uma de nossas lanternas Yukimi cheia de neve. Observar a neve realmente não é pra todo mundo… Mas apreciar as estações, esta é uma lição que podemos aprender com os japoneses.
Conheça os modelos de Yukimi que fabricamos, nestes links: