Nodumi, é um tipo de escultura rústica da família das lanternas chamada de Nozura dōrō (野 面 灯籠), que pode ser traduzido livremente como “lanterna do campo” ou “empilhar a céu aberto”. São o tipo de escultura para jardim japonês que melhor traduz a filosofia natural de “wabi-sabi”.
São lanternas feitas com pedras ásperas e não polidas.
As primeiras lanternas japonesas eram assim criadas a partir de pedras naturais empilhadas, utilizando o mínimo de entalhes. Respeita-se a natureza da pedra como ela se apresenta.
É um símbolo da estética wabi-sabi (beleza derivada de um processo natural, imperfeita e impermanente). Uma maneira japonesa de admirar a natureza.
Nodumi é um termo japonês que pode ser traduzido como “empilhar”.
Inspirado nas formas naturais das rochas, estes foram os primeiros modelos de lanterna existentes no Japão, onde se empilhava blocos de pedra a fim de proteger das intempéries a chama que iluminava o caminho do jardim japonês. Se tornou um estilo muito frequente no Japão, pelo apreço desta cultura pelas formas espontâneas da natureza.
Nosso atelier se especializou na reprodução dos modelos tradicionais de lanterna para jardim japonês e a Nodumi é a favorita para criar ambientes com um toque mais rústico.
A Lanterna é entalhado em Rocha esteatita Dura, com receptáculo elétrico embutido.
Há também o Tsukubai Nodumi, disponível em nosso site, Lanterna de Pedra.
Para conhecer as lanternas e o tsukubai no estilo Nodumi que fabricamos, acesse estes links: